Waxy Maize -Benefícios e Efeitos Colaterais 2019

O milho é o cereal mais conhecido e produzido no mundo. Ele serve desde alimentação para nós humanos quanto para ração de animais e tudo isso relacionado às suas propriedades nutricionais. Apesar de conter muitas vitaminas ele é altamente calórico. Mas, esse cereal traz muitos benefícios para a saúde como:
– A prevenção de doenças nos olhos, devido a grande quantidade de antioxidantes como luteína e zeaxantina, que são pigmentos naturais encontrado nos alimentos de cores, amarelo, vermelho, verde e alaranjado.
– Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em carotenoides, um pigmento encontrado em vegetais de cores, amarelo, vermelho e laranja.
– Ajudar a emagrecer, dando a sensação de mais saciedade por conta da presença de fibras.
– Reduz os níveis de colesterol, um dos vilões das doenças cardíacas. No caso o uso do milho ajuda na redução devido à quantidade de fibras presentes.
– Ajuda a controlar o açúcar no sangue, que além das fibras também contém vitaminas do complexo B.
– Dá energia, por ser rico em carboidrato.
– Melhora o trânsito intestinal, servindo de alimento para a flora intestinal.
Dentre tantas qualidades, o milho também está presente no mundo da atividade física. Isso mesmo. Ele se tornou um suplemento esportivo muito utilizado por atletas. Conhecido como Waxy Maize, esse suplemento nutricional é produzido através do carboidrato de milho.
Da espécie Zea Mays, ou também chamado de “milho ceroso”, que a principio teria sido descoberto na China. Essa espécie contém uma maior proporção de amilopectina, um amido demora mais ser digerido e que com isso libera de forma mais linear e continua carboidratos para o organismo.
O amido ceroso é constituído de 70% de amilopectina e 30% de amilose, é uma molécula formada por resíduos de glicose.
Esse amido tem excelente digestão, possuindo também a alta capacidade de atrair outros nutrientes que são de difícil dissolução, aumentando a absorção. A substância presente no Waxy Maize não contém açúcar, não retém água e é livre de glúten que é um composto de proteínas de gliadina e glutenina, o que evita os indesejáveis inchaços.
Mesmo tendo um alto peso molecular, o suplemento Waxy Maize tem baixo teor de osmose, processo de movimentação da água sem gastar energia. Por conter quantidade menor ele é facilmente absorvido na corrente sanguínea.
PRA QUE SERVE O WAXY MAIZE?
Assim como outras fontes de carboidratos, o waxy maize é essencial para o preparo, manutenção e recuperação do atleta após os exercícios, já que ele ajuda a fornecer energia e proteger os músculos.
O Waxy Maize é um suplemento a base de glicose, que otimiza a regeneração dos níveis de glicogênio no organismo, isto é, ele buscar repor o glicogênio que perdemos durante a prática de atividades físicas, através de carboidratos.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO WAXY MAIZE NO CORPO?
Como já dissemos esse suplemento natural possui muitas qualidades essenciais para o corpo humano. Mas, o Wazy Maize, assim como o próprio milho também traz benefícios para:
– para os músculos, pois o suplemento por ser natural e feito do carboidrato do milho. Por possui boas quantidades desse nutriente não é necessário utilizar a energias das proteínas. Com isso, as proteínas podem ser utilizadas para reparar os músculos que sofreram microlesões devido aos impactos dos exercícios físicos, o que os repara e os deixam mais fortes.
– Praticantes de exercícios, pois o waxy maize proporciona a liberação de energia de forma contínua e prolongada, o que pode ser interessante tanto no pré-treino quanto no pós-treino.
– Absorção de outras substâncias, já que o waxy maize, por ser constituído de carboidrato ajuda no processo de absorção de outras substâncias como:
– Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que são aminoácidos encontrados em fontes proteicas de origem animal e indispensável para a manutenção e crescimento dos músculos.
– Creatina é um composto de aminoácidos que serve para dar maior resistência nos treinos.
– Arginina, é um aminoácido produzido pelo corpo, responsável pela defesa e cicatrização dos tecidos.
– Beta alanina, um aminoácido não essencial produzido de forma natural pelo organismo e produz uma substância chamada carnosina, que contribui para a resistência ajudando a evitar a fadiga dos músculos.
– Evita picos de insulina: Como já dissemos, o suplemento é derivado do carboidrato do milho que tem uma grande concentração de amilopectina, um amido que demora mais tempo para ser digerido e que libera de forma continua e linear o carboidrato na circulação sanguínea. Isso faz com a pessoa tenha uma sensação da saciedade por um tempo maior.
– Ele também provoca uma digestão muito mais rápida, sem desconfortos abdominais, garantindo uma perda de peso e um ganho muscular mais rápido.
QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS QUE O WAXY MAIZE PODE CAUSAR?
Não possui efeitos colaterais em pessoas saudáveis e sem restrições ao consumo de carboidratos. Como qualquer outro suplemento ou remédio o consumo excessivo dele pode levar ao acúmulo de gordura corporal e com isso o aumento do percentual dessa gordura.
Pessoas diabéticas, também não devem fazer uso desse produto, pois, há uma rápida absorção de carboidrato, mesmo apresentado baixo índice glicêmico. O ideal é antes de consumir, procurar a orientação de um nutricionista esportivo para ele avaliar e ajustar a dosagem de acordo com as necessidades do seu metabolismo.
O QUE VOCÊ SABER SOBRE O WAXY MAIZE:
Por ser um carboidrato, se consumido em excesso ele engorda, mesmo tendo um baixo índice glicêmico. Por isso, a orientação é procurar o um profissional medico ou nutricionista para saber a dosagem correta.
COMO TOMAR O WAXY MAIZE:
É muito importante saber como fazer o uso desse produto. Como já alertamos o ideal é procurar a orientação de um profissional. Por ser tratar de um suplemento cuja base é carboidrato, que terá ação direta na regeneração muscular e na quantidade de energia liberada no organismo.
Sua bula orienta a dosagem de acordo com a finalidade de como o produto será usado. Nos casos de:
– Recuperação muscular: A dosagem deve ser de 30 a 40 gramas do produto ou conforme orientação do nutricionista ou medico. Aqui são para os praticantes de musculação ou em dias de descanso dos praticantes de atividades intensas, mais pesadas.
-Treinos intensos e exercícios de longa duração: A dosagem deve ser de 40 a 60 g do produto ou conforme orientação do nutricionista ou medico.
– Atletas: Entre 1 e 2 g para cada kg de peso ou de 30 a 60 g para cada hora de atividade física ingerindo a primeira dose apenas depois da primeira hora de treinos. Nesse caso são para atletas que um alto gasto calórico e precisam repor a energia.
WAXY MAIZE E OS ATLETAS:
O Waxy Maize, pode ser usado pelos atletas em dois momentos:
-Pré-treino- Mesmo tem um baixo índice glicêmico, há casos em que ele não é indicado, porém, se o praticante da atividade física, não tem como fazer uma boa refeição antes do treino, uma boa dose do suplemento horas antes do treino pode ser bem vinda. Mas, o ideal é não substituir uma boa refeição pelo suplemento.
-Pós-treino- Essa é a forma mais indicada para fazer uso do Waxy Maize. Após a realização da atividade física, por dois motivos. Primeiro, porque dará suporte para a janela anabólica, um termo usado para definir o período que precede o treino no qual o organismo fica sem receber nutrientes para recuperar o glicogênio muscular, o armazenamento da energia e diminuir o catabolismo proteico muscular, ou seja, a degradação de proteínas muscular fornecida para o organismo. E segundo porque, os estoques de glicogênio estão ficam abaixo do normal.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER:
O amido de milho ceroso, é o componente do Waxy Maze. Tem a função de ser absorvido e digerido muito mais rápido. Entre as principais características do amido de milho ceroso estão a melhor hidratação, já que possui uma capacidade de produção de maior viscosidade e que são utilizados para melhorar a retenção hídrica em alguns compostos.
Dentre outros produtos similares e com a mesma função, uma comparação feita em 2011, com suplemento maltodextrina mostrou que o waxy maize aumentou a quebra de lipídios armazenados no corpo. A conclusão foi feita pelo Department of Health & Exercise Science, dos Estados Unidos.
Vale lembrar que o waxy maize não deve ser utilizado como suplemento para substituir outros carboidratos encontrados nas refeições. O ideal é que você consuma carboidratos complexos que são encontrados no arroz, na batata, na mandioca, no cará, no inhame e em frutas como banana, morango e maçã.
Muitos alimentos contém carboidrato e a mistura dele com a água causa, o que chamamos de gelatinificação, que é formação de gel no trato gastrointestinal. Essa gelatinificação pode gerar alguns efeitos como: a diminuição da retenção hídrica, que é o inchaço do corpo, essa retenção acontece porque a água subcutânea é destinada para hidratar as moléculas de amido. E também uma maior capacidade de aproveitamento de nutrientes no trato gastrointestinal, isto é, no tubo digestivo melhorando a digestão e a absorção sem perdas ou com perdas de nutrientes.